Quase sempre o resultado de divergências na relação entre empregado e empregador, desdobra para uma ação judicial trabalhista. Esse desacordo entre as partes pode estar relacionado a diferentes percepções sobre periculosidade, insalubridade ou até a alegação de danos corporais e psicossomáticos. Além disso, as etapas dos trâmites legais consomem tempo e muito recurso financeiro para serem concluídas. O estudo “Custo das Empresas para Litigar Judicialmente”, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apontou que, em 2014, as pessoas jurídicas gastaram quase 2% das receitas com demandas judiciais, percentual que representou um custo de R$ 124,81 bilhões. Desse montante, 36,86% refere-se à processos envolvendo empresas e funcionários na Justiça do Trabalho.

Em ações judiciais dessa natureza, muitas vezes, podem surgir questionamentos técnicos e o assistente pericial, seja das áreas de segurança do trabalho ou medicina, atua para verificar as reais condições e os riscos ambientais que o reclamante pode ter sido exposto durante sua jornada, além de oferecer respaldo durante as perícias técnicas da Justiça. Por exemplo, em uma avaliação na empresa, o assistente técnico pode explicar os questionamentos, emitir o seu próprio parecer e apontar possíveis inconsistências da avaliação do perito que será encaminhada ao juiz.

Nos casos em que o reclamante for inconsistente nas informações que fornece à Justiça apenas com o intuito de prejudicar a outra parte, o assistente técnico pericial é quem tem capacidade para analisar e fazer as conexões entre as alegações do trabalhador e o ambiente da empresa, além de apontar as eventuais incongruências. Com ampla experiência no setor, a Nova Saúde oferece apoio e aconselhamento técnico ou médico para a melhor gestão do seu caso, desde a notificação judicial inicial até a audiência final. Temos equipes de assistência técnica pericial em todo o Brasil para auxiliar sua empresa durante o processo em uma ação trabalhista, seja em casos de insalubridade, periculosidade, acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais em geral. Inclusive, os nossos clientes ainda têm acesso em tempo real às informações do caso com mais segurança e sigilo, atendendo todas as normas da legislação.