Gestão de Segurança do Trabalho

Elaboração dos laudos, programas e treinamentos para todas as NRs – Normas Regulamentadoras

 

Gestão de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

 

Pericias técnicas e médicas: Realização, Gestão e Acompanhamento

 

NR 7 – PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

 

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é um documento obrigatório para todas as personalidades jurídicas em que seus trabalhadores sejam admitidos de acordo com a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. A implantação do PCMSO tem como objetivo a promoção da saúde, monitoramento de forma preventiva, bem como diagnóstico precoce de possíveis agravos à saúde ocupacional dos colaboradores.

Realizado por Médico do Trabalho devidamente qualificado e com vasta experiência no seguimento de medicina ocupacional. A análise crítica unida ao conhecimento da realidade do dia a dia do trabalhador nos permite identificarmos previamente alguma patologia e consequentemente elaborarmos planos de ações preventivos.

Através da elaboração do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, identificamos os riscos ambientais que os colaboradores possam estar expostos e em paralelo, cabe ao Médico do Trabalho Coordenador do PCMSO indicar os exames clínicos e complementares necessários e / ou obrigatórios de acordo com a Norma Regulamentadora n° 7 e seus anexos da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, garantindo desta forma o rastreamento e monitoramento da saúde do colaborador e estimulando o caráter preventivo da organização, sendo realizado através dos exames: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função, e demissional.

 

NR 9 -PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

 

O PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um documento obrigatório para todas as personalidades jurídicas em que seus trabalhadores sejam admitidos de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Embasado na NR-9 do MTE, o intuito deste documento é identificar os possíveis riscos ambientais sendo eles físicosquímicos ou biológicos existentes no ambiente de trabalho, propor medidas de controle de exposição garantindo a saúde e integridade física dos colaboradores.

 

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

 

O LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho foi estipulado pelo INSS em sua Lei n.º 8213 de 24/07/1991 e Instrução Normativa INSS / PRESS n.º 45 de 06/08/2010, é um Laudo Técnico que registra as condições ambientais do trabalho através das avaliações quantitativas e qualitativas de agentes nocivos prejudiciais à saúde do colaborador, sendo eles físicosquímicos ou biológicos possivelmente presentes no ambiente de trabalho, para fins de concepção do direito à aposentadoria especial pelo INSS.

 

Perícias – Médica e Técnica

Durante uma ação trabalhista, onde envolva alegação de doenças ocupacionais, sequelas decorrente de acidente de trabalho, ou ainda, o requerimento de adicional por insalubridade ou periculosidade, uma das etapas fundamentais e imprescindíveis é a Perícia, que pode ser Médica e / ou Técnica.

 

Conjuntamente com Assessorias Jurídicas de sua empresa, a Nova Saúde oferece soluções completas em Perícias Médicas e / ou Técnicas, durante todo o andamento do processo judicial até o seu desfecho.

 

Estas são as principais etapas que envolvem a assessoria da Nova Saúde:

 

– Acesso as iniciais da petição;

– Estudo de caso completo referente à reclamação;

– Elaboração de Quesitos Médicos e / ou Técnicos;

– Nomeação do Assistente Técnico (Médico do Trabalho ou Profissional de Segurança do Trabalho);

– Acompanhamento da Diligência em todas as fases do processo;

– Estudo do Laudo Médico e/ou Técnico Pericial emitido pelo Perito do Juízo;

– Laudo e / ou Parecer Técnico de impugnação, se necessário;

– Laudo e / ou Parecer Técnico de concordância, se necessário.

Contrate nossos produtos e serviços para Gestão de Segurança do Trabalho: