Recentemente, abordamos a importância da adoção de boas práticas de saúde e segurança do trabalho, conforme orientações das Normas Regulamentadoras (NRs). Mas você sabe como elas impactam no dia a dia do profissional?

Esse conjunto de regras visa trazer uma série de benefícios na melhoria da saúde e prevenção de doenças na rotina dos trabalhadores, assim como ajudar na redução de acidentes de trabalho. A NR 35, por exemplo, trata sobre o trabalho em altura, que é toda atividade executada acima de 2m de altura. Essa norma visa garantir a proteção dos funcionários envolvidos direta ou indiretamente na tarefa desde o período de planejamento, organização até execução do serviço.

O trabalho em altura requer atenção especial por parte das empresas, já que as quedas foram a segunda principal causa de acidentes fatais em 2017, de acordo com o Ministério do Trabalho. Elas representaram cerca de 15% dos casos de óbitos registrados, sendo mais recorrentes na construção civil, transporte de cargas, comércios e hospitais. Já se levarmos em conta somente a quantidade de acidentes típicos e doenças, 37 mil casos foram relacionados a este tipo de ocorrência.

Por isso, cabe aos empregadores fornecerem medidas eficazes de proteção aos colaboradores, respeitando os critérios das NRs. Entre alguns dos principais pontos está a Análise Preliminar de Risco – APR, que deve ser feita antes de qualquer atividade em altura. Ela leva em consideração a segurança do local onde a tarefa será executada, isolamento e sinalização da área e estabelecimento de sistemas e pontos de ancoragem. Além disso, deve-se oferecer programas de capacitação, assim como avaliação do estado de saúde dos trabalhadores que exercem esse tipo de ofício.

Os colaboradores, por sua vez, também têm compromisso nesta questão, já que precisam cumprir obrigatoriamente todos os procedimentos necessários para preservar sua integridade física. Isso inclui o cumprimento das disposições legais e o uso adequado dos equipamentos de proteção coletiva e individual, tais como linhas de vida, cinto, trava-queda, capacete, luvas e óculos de segurança, entre outros itens.

A Nova Saúde conta com especialistas em segurança e saúde do colaborador, aptos a auxiliar as empresas em práticas responsáveis de trabalho. Entre alguns dos serviços oferecidos, há treinamentos in loco nas corporações para orientar e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de seguir os procedimentos definidos pela NR 35, além de acompanhamento médico dos profissionais.

Assim, é possível desenvolver um ambiente de trabalho com menor exposição aos riscos de acidentes e com mais qualidade de vida.