Estratégias voltadas ao cuidado com o bem-estar e segurança dos colaboradores têm se mostrado cada vez mais necessárias nas empresas. Um ambiente saudável influencia diretamente na produtividade, com os profissionais se sentindo mais protegidos e motivados para executar suas funções. Isso significa também estar adequado às Normas Regulamentadoras (NRs), estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que visam garantir um local livre de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Vale ressaltar que dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho mostraram que, em 2018, ocorreram 623,8 mil acidentes de trabalho no Brasil, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando 549,4 mil casos foram notificados. Diante desses números, fica claro a necessidade de investimentos em saúde ocupacional e segurança do trabalhador, imprescindíveis, inclusive, para prevenção de casos de afastamentos.

Confira os principais benefícios de cuidar da saúde e segurança dos seus funcionários:

  • Redução de acidentes

A principal vantagem é a redução de acidentes laborais que prejudicam a integridade física e mental do trabalhador. Para isso, é necessário se certificar de práticas e instrumentos que assegurem a segurança de todos, como exames preventivos e equipamentos de proteção coletiva e individual. Um ambiente seguro gera maior produtividade e foco na execução das atividades.

  • Melhora no clima organizacional

Investimentos nesse sentido demonstram o comprometimento da empresa com os seus funcionários. Esse sentimento de proteção gera um ambiente profissional propício a ideias, relações interpessoais e reforça o compromisso dos trabalhadores com o negócio, influenciando positivamente nos objetivos da organização.

  • Imagem corporativa

Além da satisfação no ambiente interno, a preocupação com a saúde e segurança do trabalhador gera retorno na reputação da empresa. Esse é um fator relevante para a credibilidade das organizações, uma vez que essas ações são bem vistas pela equipe e ajudam em um melhor posicionamento de mercado. Também agrega valor à marca e contribui para a conquista de novos clientes.

  • Diminuição de custos

Com base em medidas preventivas e ações ligadas à atenção primária à saúde do funcionário, é possível reduzir os casos de absenteísmo, identificar e analisar grupos de doenças crônicas, os motivos dos afastamentos e propor soluções para esses casos.

Isso influência na redução de custos com a assistência à saúde do colaborador, o que tem impacto direto na sinistralidade do plano de saúde, além de contribuir para uma melhor gestão da saúde corporativa como um todo.

  • Proteção legal

A segurança do trabalho é um item previsto em lei e, portanto, de acordo com cada enquadramento de risco, todas as empresas precisam estar adequadas às NRs, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Aplicar tais medidas de forma proativa mitiga os riscos de acidentes e doenças e evita problemas com a fiscalização do trabalho em auditorias e autuações.

Nosso time está sempre atualizado e preparado para ajudar em tudo o que precisar para a regularização, adequação ou até mesmo melhorar ainda mais o ambiente organizacional da sua empresa. Fale antes com a Nova Saúde!